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Como ter lucro nos minimercados

O lucro dos minimercados de condomínio é um ponto de discussão, que vem sendo bastante debatido. A instalação desses mercados tem crescido e eles vêm ganhando cada vez mais espaço nos residenciais pelo Brasil.

E, como todo setor em crescimento, é uma área a ser explorada. 

Oportunidades de lucro e crescimento não faltam, mas é preciso trabalhar com atenção e qualidade para fazer bons negócios. Mas, com uma boa gestão, é possível entrar no mercado e gerar lucratividade.

Minimercados de Condomínio: uma tendência ascendente

Minimercados de condomínio são lojas de conveniência instaladas em prédios residenciais ou condomínios de casas e apartamentos. 

Esse modelo de mercado oferece produtos básicos como alimentos, bebidas e produtos de limpeza, facilitando o acesso de quem mora no prédio.

Em 2020, ano em que o conceito se popularizou, o lucro dos minimercados de condomínios foi de mais de 2,3 milhões de reais, tendo em torno de 30 empresas disputando o mercado. 

Hoje, no Brasil, são mais de 1,5 bilhões de reais movimentados com o modelo, o que comprova sua ascensão e tendência no mercado nacional.  

A diferença das conveniências

Esses minimercados funcionam no estilo “honest market”, sem a presença de atendentes no local. Com isso, os clientes entram, escolhem os produtos e fazem o pagamento sozinhos em totens de autoatendimento.

É um modelo inovador: sem filas, abertos 24 horas por dia e com comodidade para os moradores.

Os condomínios como alvo

Em residenciais com mais de 100 apartamentos, esse é um modelo viável e lucrativo. 

Essa quantidade se torna interessante, visto que gera uma circulação alta de moradores e a necessidade de reposição e escolha de bons itens. 

Esses pontos tornam o modelo rentável tanto para operadoras de minimercado, quanto para o próprio condomínio.

Gerenciamento eficaz que gera lucros

Implementar estratégias de gerenciamento garantem o lucro dos minimercados de condomínio. 

Uma gestão que entende as necessidades dos clientes e, além disso, como manter o interesse dos moradores do condomínio, pode ajudar o negócio a crescer.

Experiência do usuário garante lucratividade
Experiência do usuário garante lucratividade.

 

Alguns pontos que podem ser explorados:

  • atenção à experiência do usuário: mesmo sem atendimento humano, é importante garantir que a jornada de compra será boa;
  • trabalhar a escuta ativa: os clientes têm necessidades, e elas geram lucro. Ouça quem compra;
  • seu cliente não volta se não encontrar o que busca: foco no estoque e na disponibilidade.

E, para ter um bom estoque, é preciso bom controle e bons fornecedores.

Controle e fornecimento

O cliente que entra no minimercado está buscando, na maioria das vezes, necessidades imediatas. Em outras palavras, a falta de produtos pode acabar com o lucro dos minimercados de condomínio. É por isso que um bom controle de estoque precisa fazer parte do dia a dia.

Reponha produtos, não espere acabar antes de fazer as compras e sempre fique de olho nos mais procurados para que nunca estejam em falta.

Além disso, sempre prefira fornecedores de confiança e qualidade. Algumas vezes os valores podem ser maiores, mas é possível gerar lucratividade a partir da satisfação dos clientes. 

Quando um consumidor compra algo de qualidade, ele sabe que o dinheiro gasto valeu a pena e retorna ao estabelecimento. Nesse sentido, essa é uma visão de cliente que sempre deve ser levada em consideração.

Hora de aumentar as margens de lucro

Quando falamos de lucratividade, os preços devem sempre fazer parte das estratégias. Do mesmo modo, o lucro dos minimercados de condomínio passa por essa análise também. 

Os produtos precisam ter valores competitivos para que os moradores se interessem em escolher o minimercado aos concorrentes. 

O relatório Consumer Insights mostrou que a jornada de consumo dos brasileiros têm sido cada vez mais demorada. Com isso, a busca por economia faz com que pelo menos 8 canais de vendas sejam visitados por mês. 

E, além disso, isso mostra que é necessária uma estratégia certeira para o minimercado do condomínio se tornar a principal escolha.

Pesquisa, promoção e mais vendas

Comodidade para os moradores gera lucro
Comodidade para os moradores gera lucro

 

Contudo, é preciso entender quais desafios o minimercado vai enfrentar. Para tanto, é preciso ter dados que só podem ser adquiridos com pesquisa.

  • Analise os preços dos concorrentes, levando em consideração o deslocamento dos moradores. É preciso mostrar que, além de mais próximo e prático, da mesma forma os preços são bons e competitivos.
  • Avalie as opções de produtos, tendo em mente a qualidade do item em comparação com o preço cobrado.
  • Você já tem vantagem com disponibilidade, segurança e horários ampliados. Use isso como estratégia ao falar, também, sobre preços.

Nesse sentido, o lucro dos minimercados de condomínio pode crescer através de escolhas estratégicas corretas.

Marketing para vender mais

E, além disso, a propaganda é a alma do negócio. Por mais clichê que pareça, esse é um conceito que aumenta o lucro dos minimercados de condomínio.

Portanto, é preciso ser visto!

Aposte nas redes sociais. Dados da Opinion Box, em pesquisa deste ano, mostram que 74% das pessoas apostam nas redes para escolher produtos, lojas ou prestadores de serviços para contratar.

A experiência do cliente conta

E, além disso, da fase de contato até o fechamento do negócio, a experiência do cliente conta e é um maximizador do lucro dos minimercados de condomínio.

Por exemplo, se o consumidor não tem uma boa experiência de compra ou atendimento em um local, dificilmente retornará. Segundo o relatório CX Trends de 2023, 65% dos entrevistados desistiram de comprar por conta de uma experiência ruim.

  • Mantenha a qualidade do produtos em dia.
  • Facilite o acesso e o pagamento para evitar frustrações.
  • Deixe o minimercado sempre bem cuidado.

Ações simples ajudam!

Aspectos legais sempre em dia

É sempre importante manter seu negócio em conformidade com as legislações vigentes. 

Além de ser importante para o minimercado, da mesma forma é importante para sua lucratividade, pois evita transtornos e a necessidade de desembolsar valores não previstos. 

Revise as leis vigentes, busque orientações jurídicas e deixe toda a parte burocrática em conformidade com as exigências. Além disso, mantenha em dia os relatórios e obrigações legais e fiscais do seu negócio. Não deixe para depois, pois os lucros podem ser afetados.

Escolher por uma franquia de minimercado séria e comprometida com o sucesso de seus franqueados é a melhor forma de garantir que o negócio esteja em conformidade com a legislação vigente. Além disso, evitando problemas futuros.

Conheça as franquias de minimercado de condomínio da Best Market e veja qual o melhor modelo se adequa às suas necessidades.

Ações com atenção geram lucro

E, além disso, buscar a lucratividade não é uma tarefa fácil. Muitos aspectos estão relacionados neste trabalho.

Entretanto, não é algo impossível de ser realizado. Com atenção e dedicação, é possível fazer o lucro dos minimercados de condomínio ser alto. Além disso, garantindo comodidade aos moradores e bons negócios para o empreendedor.

Precisando de ajuda para dar início ao seu negócio?

A Best Market sabe como fazer. Fale com a gente!

A BEST MARKET é uma empresa especializada no modelo de minimercado para condomínios e empresas, atendendo atualmente mais de 100 mil clientes em todo o Brasil.

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e nos acompanhe nas redes sociais para se manter atualizado sobre o mercado.

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